» Dr. Macedo
» Anatomia do Quadril
» Problemas do Quadril
» Prótese Total de Quadril
» Procedimento Cirúrgico
» Recuperação
» Possíveis Complicações
» Perguntas Frequentes
» Como Chegar
» Fale com Dr. Macedo
» Links

  A Cirurgia do Quadril

ESCOLHA DA EQUIPE MÉDICA

A Prótese Total de Quadril (PTQ) é uma cirurgia eletiva. Sendo assim, o paciente dispõe de tempo para decidir sobre o procedimento e escolher os profissionais mais qualificados.

A decisão definitiva deve ser tomada pelo paciente e seus familiares mais próximos. Cabe ao médico, convencido da necessidade, certificar-se de que todos entenderam com muita clareza o que significa a cirurgia da Prótese Total de Quadril, suas grandes vantagens, seus pequenos riscos, assim como as pequenas limitações iniciais.

É importante lembrar que toda cirurgia na qual se implanta uma prótese pressupõe acompanhamento médico por tempo indefinido. Por isso, a importância de buscar profissionais presentes e comprometidos, que tenham equipe estruturada e com reconhecida experiência, que atuem em centros de referência bem equipados, com sistema de arquivo organizado, para adequada preservação do histórico do paciente.

O especialista em próteses não deve ser somente o executor do procedimento cirúrgico, mas um profissional comprometido com o tratamento integral dos pacientes.

É fundamental que se estabeleça uma relação de confiança com liberdade, respeito e muito afeto. A certeza da presença do médico é um dos principais fatores de segurança dos pacientes.

O paciente não pode ser “convencido” de que a PTQ é um procedimento pequeno e banal. Sempre cuidados serão necessários!

A articulação artificial é um procedimento definitivo para a vida do paciente e deve ser tratado de forma vigilante e responsável, tanto pelo paciente como pelo cirurgião, que com tamanha responsabilidade, deve usar seus argumentos técnicos no sentido do esclarecimento.

A Prótese Total do Quadril é uma cirurgia bem controlada, mas de grande porte. Não é um procedimento menor que possa ser feito sempre com mínima incisão, em ambiente ambulatorial, com mínima internação hospitalar. Argumentos que banalizam a cirurgia da prótese podem ser sedutores, mas não estão a serviço da correta informação e da real segurança do paciente.



Clínica de Ortopedia e Fraturas - Mãe de Deus Center
Soledade, 569 - Torre Beta - Sala 1208 - Porto Alegre - RS - Fone (51) 3378.9917
e-mail: macedo@cirurgiadequadril.com.br