9/4/2019

|

#patologias

Localizadas entre a pélvis e a base da coluna vertebral, as articulações sacroilíacas, são articulações fortes e estáveis ​​que permitem pouco movimento.
Inflamação na articulação sacroilíaca, chamada sacroiliíte, também pode ser um sintoma de condições artríticas inflamatórias, como espondilite anquilosante, artrite psoriásica e gota.

Função do Ponto Sacroilíaco e Disfunção

As articulações sacroilíacas são articulações em forma de C ou L que conectam o sacro na base da coluna aos ossos ilíacos na pelve. O sacro tem a forma de um triângulo invertido. É um osso forte que suporta a coluna.

As articulações sacroilíacas atuam como amortecedores, transmitindo e absorvendo as forças da parte superior do corpo para a pélvis e as pernas. Uma densa rede de músculos e ligamentos suporta essas articulações e permite muito pouco movimento. Estes ligamentos da articulação são os mais fortes no corpo:

  • Ligamento sacroilíaco anterior
  • Ligamento sacroilíaco interósseo
  • Ligamento sacroilíaco posterior (ou dorsal)
  • Ligamento sacrotuberoso
  • Ligamento sacrospinoso


Lesões nesses ligamentos podem causar dor nas articulações. Por exemplo, pequenas lágrimas ao longo de anos de uso excessivo ou tensão podem, eventualmente, permitir muito movimento na articulação, resultando em dor.

As articulações sacroilíacas são articulações sinoviais, o que significa que cada articulação é lubrificada com um fluido viscoso, chamado líquido sinovial, e encapsulado por uma membrana fina, chamada sinovial. Além disso, as partes traseira e inferior das superfícies das articulações são cobertas por cartilagem articular. A degeneração desta cartilagem é chamada osteoartrite e também pode causar dor nas articulações.

Dor em uma ou ambas as articulações sacroilíacas é freqüentemente chamada de disfunção da articulação sacroilíaca, mas também é conhecida como síndrome (doença ou distúrbio) da articulação sacroilíaca. Acredita-se que esta dor seja causada pelo movimento anormal das articulações:

Muito movimento na articulação

Se a articulação sacroilíaca tem muita flexibilidade, a instabilidade resultante pode ser dor lombar, dor no quadril ou dor na virilha.


Pouco movimento na articulação

A dor também pode ser causada por inflexibilidade; uma articulação excessivamente rígida pode levar à dor lombar e/ou dor que irradia para baixo da perna e imita a dor ciática.

A disfunção da articulação sacroilíaca geralmente leva à inflamação de uma ou ambas as articulações sacroilíacas. Qualquer tipo de inflamação destas articulações é chamada de sacroileíte. A inflamação pode ser causada por desgaste nas articulações (artrite degenerativa) ou ser um sintoma de uma condição inflamatória maior, como espondilite anquilosante.

Cuide da sua saúde com quem é especialista