Artrite Séptica

Dr. Carlos Macedo

A artrite séptica é a infecção em uma articulação. A infecção pode vir de germes que viajam através da corrente sanguínea de outra parte do seu corpo. Artrite séptica também pode ocorrer quando uma lesão penetrante carrega germes diretamente para o interior da articulação.

Bebês e adultos mais velhos têm maior probabilidade de desenvolver artrite séptica. Joelhos são mais comumente afetados, mas artrite séptica também pode afetar quadris, ombros e outras articulações. A infecção pode danificar rápida e gravemente a cartilagem e as extremidades ósseas dentro da articulação, portanto, o tratamento imediato é fundamental e definitivo.

O tratamento envolve o diagnóstico correto, a drenagem da articulação com exposição cirúrgica para a adequada e exaustiva lavagem . Os antibióticos endovenosos, inicialmente são necessários para o tratamento correto da infecção.

SINTOMAS

A artrite séptica geralmente tem sinais e sintomas progressivos, febre alta, dor intensa, extremo desconforto e dificuldade para movimentar a articulação afetada. A articulação pode estar inchada, vermelha e quente.

CAUSAS

A artrite séptica pode ser causada por infecções bacterianas, virais ou fúngicas. A infecção bacteriana por Staphylococcus aureus (staph) é a causa mais comum. O staph geralmente vive na pele saudável.

A artrite séptica pode se desenvolver quando uma infecção, como uma infecção da pele ou infecção do trato urinário, se espalha pela corrente sanguínea até uma articulação. Menos comumente, um ferimento por punção, injeção de drogas ou cirurgia em uma articulação ou próximo a ela pode dar entrada aos germes no espaço da articulação.

O revestimento interno das articulações (sinovial) tem pouca capacidade de se proteger da infecção. A reação do seu corpo à infecção - incluindo a inflamação que pode aumentar a pressão e reduzir o fluxo sanguíneo dentro da articulação – o que contribui para o maior dano.

FATORES DE RISCO

→ Problemas comuns existentes. Doenças crônicas e condições que afetam as articulações - como osteoartrite, gota, artrite reumatóide ou lúpus - podem aumentar o risco de artrite séptica, assim como uma articulação artificial, cirurgia articular prévia e lesão articular.

→ Uso medicamentos imunossupressores. As pessoas com artrite reumatóide tem risco aumentado por causa de medicamentos que podem suprimir o sistema imunológico, isso diminui a defesa  tornando o  paciente mais vulnerável às infecções. Diagnosticar artrite séptica em pessoas com artrite reumatóide na fase de agudização, é difícil porque muitos dos sinais e sintomas são similares.

→ Fragilidade da pele. A pele que quebra facilmente e cura mal pode dar às bactérias acesso ao seu corpo. As condições da pele, com psoríase e eczema, aumentam o risco de artrite séptica, assim como as feridas infectadas de pele. Pessoas que regularmente injetam drogas também têm um risco maior de infecção no local da injeção.

→ Sistema imunológico fraco. Pessoas com um sistema imunológico fraco tem maior risco de contrair infecção articular. Isso inclui pessoas com diabetes, problemas renais e hepáticos e aqueles que tomam drogas que suprimem seus sistemas imunológicos.

→ Trauma articular. Mordidas de animais, perfurações ou cortes que violem a articulação podem causar artrite séptica.

A combinação de fatores de risco. aumenta a possibilidade de contrair a Artrite Séptica.

COMPLICAÇÕES

Tratamento atrasado e/ou inadequado da artrite séptica pode levar à degeneração articular e danos permanentes.

Principais problemas

Bursites

Distúrbios Anatômicos Funcionais

Displasias

Distúrbios Anatômicos Funcionais

Osteoartrite

Desgaste Natural

Síndrome da Banda Ilio-Tibial

Distúrbios Anatômicos Funcionais

Tendinites

Distúrbios Anatômicos Funcionais

Saiba mais

Sobre o Dr. Carlos Macedo

Saiba mais sobre o médico especialista em tratamento clínico e cirúrgico do quadril.

Tratamentos do Quadril

Conheça os diferentes tipos de tratamentos para os problemas do Quadril.

Próteses de Quadril

Entenda como funciona as próteses de quadril e o procedimento cirúrgico.

Cuide da sua saúde com quem é especialista