15/10/2020

|

#patologias

A osteonecrose, também chamada de necrose avascular ou necrose asséptica, é a morte de uma área de tecido ósseo devido à falta de irrigação sanguínea, que pode causar pequenas lesões ou comprometer áreas maiores do osso e levar ao colapso do trabeculado ósseo.

Fraturas e/ou deslocamentos da articulação coxo femoral podem determinar lesões que interrompam o fluxo sanguíneo para uma seção do osso. A necrose avascular também está associada ao uso prolongado de medicamentos esteróides em altas doses ou por longo tempo e ao consumo excessivo de álcool. Qualquer pessoa pode ser afetada, mas a condição é mais comum em pessoas entre 30 e 50 anos.

→ Sintomas

Muitas pessoas não apresentam sintomas nos estágios iniciais. À medida que a condição piora, a articulação afetada pode apresentar dor durante a marcha e na evolução até mesmo no repouso.

A dor pode ser leve ou intensa e geralmente se desenvolve gradualmente. A dor associada à necrose avascular do quadril pode se concentrar na virilha, na coxa ou nas nádegas. Além do quadril que é a área mais afetada, podem ocorre com menos frequência nos ombros, joelhos, mãos e pés.

Algumas pessoas desenvolvem necrose avascular em ambos os lados (bilateralmente), principalmente nas articulações coxo-femorais.

→ Causas

1. Trauma de articulação coxo femoral
2. Depósitos de gordura nos vasos sanguíneos
3. Certas doença (anemia falciforme e doença de Gaucher, por exemplo)

Em cerca de 25 % das pessoas com necrose avascular, a causa da interrupção do fluxo sanguíneo é desconhecida.

→ Fatores de risco

Os fatores de risco para o desenvolvimento de necrose avascular incluem:

- Luxação ou fratura do quadril que podem danificar os vasos sanguíneos responsáveis pela irrigação regional.
- O uso de corticosteróides em altas doses, como prednisona, é uma causa comum de necrose avascular. O motivo é desconhecido, mas uma hipótese é que os corticosteróides podem aumentar os níveis de lipídios no sangue, reduzindo o fluxo sanguíneo.
- Uso excessivo de álcool por durante vários anos também pode causar a formação de depósitos de gordura nos vasos sanguíneos.
- A radioterapia para câncer pode enfraquecer os ossos. 

- O transplante de órgãos, especialmente o transplante de rim, também está associado à necrose avascular.


As condições médicas associadas à necrose avascular incluem:

Pancreatite
Diabetes
Doença de Gaucher
HIV/AIDS
Lúpus eritematoso sistêmico
Anemia falciforme

A necrose avascular não tratada piora com o tempo e eventualmente o osso pode entrar em colapso. A necrose avascular também faz com que o osso perca sua resistência, levando a deformidade da face articular, podendo causar artrite degenerativa grave.

→ Prevenção

Limite o álcool.
Mantenha os níveis de colesterol baixos.
Monitore o uso de esteróides. 
Não fume. 

→ Quando ver um médico

Consulte um especialista em quadril quando sentir dor persistente de aparecimento súbito e com Raio-x simples normal. Os sinais de imagem mais precoces aparecem na Ressonância Nuclear Magnética.

Cuide da sua saúde com quem é especialista