10/9/2020

|

#dicasdesaúde

Com as medidas de isolamento social durante a pandemia do Coronavírus, dores significativas no quadril podem surgir com a diminuição do movimento, a má postura ao trabalhar ou até mesmo a realização de atividades físicas sem acompanhamento de um profissional.

Há uma variedade de opções de tratamento não operatório para a dor crônica no quadril, confira abaixo algumas orientações:

1. Exercícios

Um regime de exercícios diários, projetado especificamente para pacientes com osteoartrite de quadril é extremamente importante para manter a força e reduzir a dor. É importante ser o mais ativo possível, dentro das limitações que suas articulações permitirem, e encontrar uma variedade de exercícios, alongamentos e fortalecimento que você possa realizar diariamente, sem aumentar a dor é claro.

2. Alívio da dor

Tratamentos com gelo/calor podem aliviar as dores e estresse do dia a dia. Medicamentos anti-inflamatórios não esteróides como o Ibuprofeno e naproxeno - também podem ser úteis, mas só devem ser utilizados com orientação médica. Suplementos, como glucosamina/condroitina, geralmente são seguros e podem ser úteis na redução da dor artrítica. A cúrcuma também é defendida como um agente anti-inflamatório natural. Em casos mais sério, a utilização de bengalas especiais.

3. Perda de peso e dieta

Muitos pacientes com artrite estão acima do peso ideal e para reduzir o estresse nas articulações se faz necessário emagrecer. Colocamos de 3 a 5 vezes o peso de nosso corpo nas articulações do quadril, especialmente quando subimos escadas, levantamos peso e até mesmo o movimento de levantar de uma cadeira ou da cama, por exemplo. Além do exercício, uma dieta adequada também é essencial para o cuidado com as articulações, que não só podem ser prejudicadas pelo excesso de peso, mas também por falta de nutrientes. Focar em uma dieta “antiinflamatória” pode trazer diversos benefícios. Entre os alimentos estão: tomate; azeite; vegetais de folhas verdes; nozes, peixes; e frutas frescas (especialmente mirtilos, morangos, cerejas e laranjas). Alimentos que podem causar inflamação, e que devem ser evitados, incluem pão branco, batatas fritas, refrigerantes, margarina, açúcar e carne vermelha. Procure sempre orientação de um profissional para iniciar uma dieta alimentar.

Consulte sempre um profissional para a orientação adequada do seu caso.


Dr. Carlos Macedo

Com mais de 40 anos de experiência e credibilidade, o Dr. Carlos Macedo, chefe do serviço de ortopedia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, é especialista no tratamento clínico e cirúrgico do quadril, com utilização no que há de mais moderno nas metodologias, procedimentos e tecnologias na utilização de implantes de próteses.

Cuide da sua saúde com quem é especialista