Artrites Crônicas

Dr. Carlos Macedo

A Artrite Reumatoide (A.R.) é o mais comum dos distúrbios inflamatórios crônicos que podem afetar mais do que apenas as articulações. Em algumas pessoas, a condição também pode danificar uma ampla variedade de sistemas do corpo, incluindo a pele, olhos, pulmões, coração e vasos sanguíneos.

SINTOMAS

→ Articulações macias, quentes e inchadas;

→ Rigidez articular que geralmente é pior no período da manhã e após a inatividade;

→ Fadiga, febre e perda de peso.

A Artrite Reumatoide inicial tende a afetar primeiro as articulações menores - particularmente as articulações que unem os dedos às mãos e os dedos dos pés aos pés.

Conforme a doença progride, os sintomas geralmente se manifestam nos punhos, joelhos, tornozelos, cotovelos, quadris e ombros. Na maioria dos casos, os sintomas ocorrem nas mesmas articulações em ambos os lados do corpo.

Cerca de 40% das pessoas que sofrem de artrite reumatóide também apresentam sinais e sintomas que não envolvem as articulações.

A Artrite Reumatoide pode afetar muitas estruturas não-articulares, incluindo:

→ Pele

→ Olhos

→ Pulmões

→ Coração

→ Rins

→ Glândulas salivares

→ Tecido nervoso

→ Medula óssea

→ Veias de sangue

Os sinais e sintomas da Artrite Reumatoide podem variar em gravidade e podem regredir e retornar. Períodos de aumento da atividade da doença, chamados de crises, alternam com períodos de remissão relativa - quando o inchaço e a dor diminuem ou desaparecem. Com o passar do tempo, a artrite reumatóide pode fazer com que as articulações se deformem visivelmente.

FATORES DE RISCO

→ Sexo

As mulheres são mais propensas a desenvolver Artrite Reumatoide;

→ Idade

A artrite reumatóide pode ocorrer em qualquer idade, mas geralmente começa entre as idades de 40 e 60 anos;

→ História de família

Se um membro da família tem A.R. aumenta o risco da doença;

→ Fumar

O tabagismo aumenta o risco de desenvolver artrite reumatóide, especialmente se você tiver uma predisposição genética para o desenvolvimento da doença. Fumar também parece estar associado a uma maior gravidade da doença;

→ Exposições ambientais.

Embora incerto e mal compreendido, algumas exposições como amianto ou sílica podem aumentar o risco de desenvolver artrite reumatóide. Os trabalhadores de emergência expostos à poeira, têm maior risco de doenças auto-imunes;

→ Obesidade.

Pessoas com sobrepeso ou obesas parecem ter um risco um pouco maior de desenvolver artrite reumatóide, especialmente em mulheres diagnosticadas com a doença quando tinham 55 anos ou menos.

COMPLICAÇÕES

A artrite reumatóide aumenta o risco de desenvolver:

→ Osteoporose: A própria artrite reumatóide, juntamente com alguns medicamentos usados ​​no tratamento da A.R., pode aumentar o risco de osteoporose - uma condição que enfraquece os ossos e os torna mais propensos a fraturas.

→ Nódulos reumatoides: Estas colisões firmes de tecido geralmente se formam em torno de pontos de pressão, como os cotovelos. No entanto, esses nódulos podem se formar em qualquer parte do corpo, incluindo os pulmões.

→ Olhos secos e boca: As pessoas que têm A.R. são muito mais propensas a experimentar a síndrome de Sjögren, um distúrbio que diminui a quantidade de umidade dos olhos e boca.

→ Infecções: A doença em si e muitos dos medicamentos usados ​​para combater a A.R. podem prejudicar o sistema imunológico, diminuindo as defesas e expondo o paciente ao risco aumentado de infecções.

→ Composição corporal anormal: A proporção de gordura em comparação com a massa magra é muitas vezes maior em pessoas que têm artrite reumatóide, mesmo em pessoas que têm um índice de massa corporal (IMC) normal.

→ Síndrome do túnel carpal: Se a artrite reumatóide afeta seus pulsos, a inflamação pode comprimir o nervo que serve a maior parte da mão e dos dedos.

→ Problemas cardíacos: A artrite reumatóide pode aumentar o risco de artérias endurecidas e bloqueadas, bem como a inflamação da membrana que envolve o coração.

→ Doença pulmonar: Pessoas com artrite reumatóide têm um risco aumentado de inflamação e cicatrização dos tecidos pulmonares, o que pode levar ao comprometimento da função respiratória e falta de ar progressiva.

→ Linfoma: A artrite reumatóide aumenta o risco de linfomas.

Principais problemas

Bursites

Distúrbios Anatômicos Funcionais

Displasias

Distúrbios Anatômicos Funcionais

Osteoartrite

Desgaste Natural

Síndrome da Banda Ilio-Tibial

Distúrbios Anatômicos Funcionais

Tendinites

Distúrbios Anatômicos Funcionais

Saiba mais

Sobre o Dr. Carlos Macedo

Saiba mais sobre o médico especialista em tratamento clínico e cirúrgico do quadril.

Tratamentos do Quadril

Conheça os diferentes tipos de tratamentos para os problemas do Quadril.

Próteses de Quadril

Entenda como funciona as próteses de quadril e o procedimento cirúrgico.

Cuide da sua saúde com quem é especialista